Notícias

Santa Casa de Jahu realiza 3ª captação de coração

transplante coracao 2019

 

Durante a madrugada de hoje, 17, a CIHT (Comissão Intra-Hospitalar de Transplante) da Santa Casa de Jahu realizou o procedimento de captação de múltiplos órgãos, entre eles um coração. Já é a terceira captação de coração, realizada pelo hospital. Além dele, foram captadas as córneas, o fígado e os rins, salvando assim, seis vidas.

 

A família do doador foi entrevistada e consentiu pela doação dos órgãos. Após a captação,o hospital contou com o apoio da Polícia Rodoviária para realizar a escolta do carro que transportava os órgãos até Botucatu. A Santa Casa agradece ao Sargento Piton e ao Cabo Kondo.

 

A CIHTé composta por uma equipe de multiprofissionais, com currículo de vários cursos e treinamentos da área, sendo um médico, cinco enfermeiros e seis técnicos de enfermagem; tem por finalidade organizar, no âmbito da instituição, rotinas e protocolos que possibilitem o processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes.

 

Doe órgãos e ajude a salvar vidas

 

O número de transplantes no Brasil vem aumentando a cada ano, mas o principal obstáculo para a efetivação da doação ainda é a recusa familiar – 44% das famílias não aceitam doar os órgãos dos parentes.

 

Para ser doador de órgãos, não é necessário nenhum documento escrito, tudo o que é preciso é a manifestação do desejo aos familiares. São os parentes do possível doador que irão consentir ou não a doação de órgãos. Por esse motivo é tão importante falar com os parentes sobre o assunto e os informar corretamente sobre o tema. A Santa Casa de Jahu mantém 24 horas uma equipe para que seja feita a captação de órgãos. Qualquer dúvida ligue (14) 3602.3296.

Santa Casa de Jaú recebe certificado “Angels”no atendimento de AVC

Santa Casa de Jaú recebe certificado “Angels”no atendimento de AVC

    Na noite da última segunda-feira (02/12) a Santa Casa de Jahu recebeu em evento oficial a placa do Projeto “Angels”, certificando equipes altamente treinadas para o atendimento de urgências com pacientes de AVC (Acidente Vascular Cerebral) concedido pelo Grupo Boehringer Ingelhein. O evento aconteceu no Espaço Cultural e contou com as equipes médicas, enfermagem, interdisci...
Leia mais...
Dezembro: Mês da Luta contra a AIDS

Dezembro: Mês da Luta contra a AIDS

    O Dia Mundial da Luta Contra a AIDS, realizado anualmente em 1º de dezembro, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a doença que é uma das que mais mata no mundo. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil conseguiu evitar 2,5 mil mortes por AIDS entre os anos de 2014 a 2018. Nos últimos cinco anos, o número de mortes pela doença caiu 22,8%,...
Leia mais...
Santa Casa realizou ação em prevenção ao diabetes

Santa Casa realizou ação em prevenção ao diabetes

      A Santa Casa de Jahu realizou na manhã chuvosa desta quinta-feira (28/11), duzentos atendimentos gratuitos em prevenção ao Diabetes. As atividades foram organizadas pelo grupo de Humanização e contou com uma equipe multidisciplinar que orientou a população sobre os cuidados e prevenção da doença e a participação dos alunos...
Leia mais...