Notícias

Dezembro: Mês da Luta contra a AIDS

Aids 750x430

 

 

O Dia Mundial da Luta Contra a AIDS, realizado anualmente em 1º de dezembro, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a doença que é uma das que mais mata no mundo. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil conseguiu evitar 2,5 mil mortes por AIDS entre os anos de 2014 a 2018. Nos últimos cinco anos, o número de mortes pela doença caiu 22,8%, de 12,5 mil em 2014 para 10,9 mil em 2018. Os dados são positivos, no entanto, o Ministério da Saúde acredita que 135 mil pessoas vivem com HIV no Brasil e não sabem.

 

Santa Casa de Jahu tem o dever não apenas informar as pessoas sobre os sintomas, perigos e formas de se prevenir da doença, mas também de auxiliar no combate contra o preconceito que os portadores de HIV (vírus humano de imunodeficiência) sofrem na sociedade por causa da doença.

 

A sigla AIDS vem do inglês Acquired immunodefiecience syndrome, que em português significa “Síndrome da Imunodeficiência Adquirida”.

 

O vírus da AIDS (HIV) destrói as células brancas do organismo, responsáveis em proteger e combater infecções no corpo humano.Com a destruição das defesas do organismo, o corpo fica bastante fragilizado e propício a ser atacado por inúmeras doenças, como pneumonias, infecções, herpes e até mesmo alguns tipos de câncer.

 

Como se contrai o vírus da AIDS?
A  AIDS pode ser transmitida por meio de relação sexual, contato com sangue contaminado pela transfusão ou compartilhamento de seringas, por exemplo, e da mãe para o bebê durante a gestação, parto ou aleitamento. Percebe-se, portanto, que um abraço, um beijo ou um carinho, por exemplo, não são responsáveis pela transmissão do vírus. Sendo assim, não há motivos para evitar o contato com os soropositivos. Além disso, é importante frisar que o HIV não escolhe suas vítimas pelo sexo, orientação sexual ou idade.

 

Como tratar a AIDS?

O tratamento da AIDS é feito com medicamentos antirretrovirais que são fornecidos gratuitamente pelo SUS. Estes medicamentos  combatem o vírus e fortalecem o sistema imune, mas não são capazes de eliminar o vírus do organismo. Dessa forma, ainda não é possível dizer que a AIDS tem cura.   

Apesar disso, é importante seguir o tratamento da AIDS para diminuir a carga viral, aumentando o tempo e a qualidade de vida da pessoa, e também para diminuindo o risco de desenvolver as doenças relacionadas a AIDS como a Tuberculose e a Pneumonia, por exemplo.

 

Onde são realizados os testes HIV/AIDS?

Os testes para detectar o vírus HIV/AIDS são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) sigilosa e gratuitamente nos Centros de Testagem e Aconselhamentos (CTA), que são unidades da rede pública. Laboratórios da rede particular também realizam estes testes.

 

 

 

Grupo HumanizaSanta retoma encontros mensais

Grupo HumanizaSanta retoma encontros mensais

    O Grupo HumanizaSanta reuniu-se, no começo de janeiro, para a primeira reunião de 2020. No encontro, os integrantes discutiram os preparativos do Dia Mundial do Rim, comemorado em 12 de março. Em parceria com o setor de Hemodiálise, o grupo organiza atividades, como palestras e ações gratuitas à população, em uma tenda montada em frente ao hospital. Lá,...
Leia mais...
Santa Casa de Jahu vai sediar novo Programa de Residência Médica

Santa Casa de Jahu vai sediar novo Programa de Residência Médica

  A partir deste ano, a Santa Casa de Jahu vai contar com o Programa de Residência de Clínica Médica. O credenciamento foi autorizado em dezembro do ano passado, após visita de avaliação feita por integrantes da Comissão Nacional de Residência Médica, ligada ao Ministério da Educação (MEC).   Com a aprovação, 5 vagas foram criadas...
Leia mais...
Voluntárias da Santa Casa arrecadam fraldas geriátricas

Voluntárias da Santa Casa arrecadam fraldas geriátricas

    O Corpo de Voluntários da Santa Casa de Jahu arrecadou, na primeira semana de janeiro, 127 unidades de fraldas geriátricas. A doação foi feita por Léa Alonso, uma das integrantes do grupo.   As fraldas vão ser utilizadas pelo Hospital no cuidado de pacientes internados do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, 83% dos atendimentos anuais feitos pela Santa Cas...
Leia mais...