Notícias

Santa Casa realiza a campanha "Fique Sabendo"

fique sabendo

 

Na manhã desta terça-feira (10/12), a Santa Casa de Jahu em parceira com a Secretária de Saúde, através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realizou mais uma edição da campanha “Fique Sabendo”. Com uma equipe multidisciplinar orientou e esclareceu as dúvidas da população sobre AIDS/Sífilis e reforçou a importância da realização do teste rápido dessas doenças. Houve entrega de folhetos informativos e distribuição de preservativos masculino e feminino.

Estima-se que, cerca de 360 mil pessoas que vivem com HIV não acessam o tratamento eficaz. Ao todo, o Ministério da Saúde aponta que 866 mil brasileiros sejam soropositivos, destes, 500 mil são acompanhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Falta de informações, diagnóstico, preconceito e a descriminação sobre as doenças sexualmente transmissíveis distanciam parte da população de um tratamento correto.

O teste de detecção de HIV e Sífilis é indicado para todas as pessoas sexualmente ativas, bem como para quem teve tuberculose ou hepatite, ou mesmo pessoas que tiveram ou que acham foram acometidas por alguma doença sexualmente transmissível (DST). Ainda é recomendado para quem manteve relação sexual sem camisinha, compartilhou agulhas ou seringas, se está grávida ou tem esposa nesta situação.

O SUS disponibiliza gratuitamente testes para diagnóstico do HIV (o vírus causador da AIDS), e também para diagnostico da sífilis. Procure uma unidade básica de saúde da rede pública ou o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

Os exames podem ser feitos de forma anônima. É rápido, seguro e o resultado é entregue em alguns minutos.

A AIDS tem tratamento e a sífilis tem cura. Fazer o diagnóstico e tratar os portadores dessas DSTs é uma forma muito efetiva de melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas e quebrar a cadeia de transmissão do HIV e da Sífilis visando o controle desses dois importantes problemas de saúde pública.

 

 

 

Corpo de Voluntários realiza Assembleia 2020

Corpo de Voluntários realiza Assembleia 2020

  Corpo de Voluntários realiza Assembleia 2020 O Corpo de Voluntários da Santa Casa de Jahu esteve reunido na terça-feira, 18 de fevereiro, para a Assembleia Geral 2020. O encontro é organizado no começo de cada ano. Nele, foram apresentados os resultados de 2019 e a proposta de trabalho para este ano.   O grupo doou à Santa Casa produtos de higiene, peças de roupas para crianças, fraldas infantis e geriátricas e outros itens...
Leia mais...
Grupo de Humanização discute Alta Responsável

Grupo de Humanização discute Alta Responsável

  O Grupo de Humanização da Santa Casa de Jaú realizou na terça-feira, 18 de fevereiro, uma reunião para discutir a chamada Alta Responsável. Basicamente, ela é entendida como uma transferência de cuidado, pensada para que o paciente continue recebendo a atenção necessária ao deixar o hospital, seja em casa, ou na Rede Básica de Saúde. Com esse planejamento, a ideia é evitar internações prolongadas e desnecessárias.   O encon...
Leia mais...
Visita Arlindo Chinaglia

Visita Arlindo Chinaglia

    Deputado Arlindo Chinaglia visita Santa Casa de Jahu   O deputado federal Arlindo Chinaglia (PT-SP) visitou a Santa Casa de Jahu na manhã de sexta-feira, 14 de fevereiro. Acompanhado pelo filho, Miguel Zago, Chinaglia foi recebido por gerentes, colaboradores e pela Mesa Diretora do hospital.   O encontro teve duração de duas horas. Na primeira parte, o provedor do hospital, Alcides Bernardi Júnior, fez um balanç...
Leia mais...